Partido Pirata

Publicado: julho 4, 2009 por brunopm em Culture, Politics, Tudo
Tags:

Tive que dar uma editada… Reparem na logo marca, é irada!!

Partido Pirata Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Partidio Pirata

Piratpartiet (ou partido pirata) é uma rede internacional de partidos fundada em 1º de janeiro de 2006 na Suécia. O partido é contra as leis de copyright e patentes, contra a violação do direito de privacidade e a favor das práticas do compartilhamento. No Brasil, o coletivo atua desde 2007.

Surgido na Suécia, o movimento se espalhou por dezenas de países, onde diversos partidos piratas se organizam para defender pautas semelhantes. Na Europa, o movimento ganhou mais força nos países escandinavos, mas também vêm crescendo nos demais países, inclusive no Leste Europeu. O surgimento do Partido Pirata na Suécia, fez com que outros partidos passassem a se interessar pelos temas, como o Partido Verde e o Moderado. No entanto, após o julgamento dos fundadores do site The Pirate Bay, o Partido Pirata mostrou que tem uma identidade própria e passou a atrair a atenção dos eleitores do país, em especial os jovens. O Partido Pirata sueco contava em 44.070 filiados em 10 de maio de 2006, sendo o terceiro maior partido do país em número de membros. Ung Pirat, contava outros 19.225, sendo a maior do país. O Partido Pirata sueco elegeu, em 2009, um deputado nas eleições para o Parlamento Europeu.

O Partido Pirata possui grupos já estruturados atuando em cerca de 23 países e uma rede de ativista que se expande gradualmente a outros países. O Partido Pirata no Brasil atua como coletivo. Seu núcleo surgiu em 2007, no final do ano seguinte, seu fórum contava com mais de 300 participantes cadastrados. Seu primeiro encontro nacional oficial foi realizado em março de 2009, a “I Insurgência Pirata”. Seu foco de atuação inclui também entre as pautas prioritárias a inclusão digital e a transparência pública. Nascido a 11 de maio de 2009 o Partido Pirata Português (PPP) foi criado como movimento por alunos de Engenharia Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa à imagem do homólogo sueco.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s