Tunamar – Solana Star – O Veneno da Lata

Publicado: junho 30, 2009 por Yogi em Culture, Epicurious, History, Nature, Tudo
Tags:,

Tunamar foi um navio japonês fabricado em 1973 e que ficou mais conhecido no Brasil pelo seu nome anterior, “Solana Star” (seu nome original foi “Foo Lang III”).

Em 1987 o então Solana Star, vindo da Austrália em direção aos EUA traficando 22 toneladas de maconha enlatada, teve que ir à costa brasileira para fazer reparos. Temendo serem abordados pela Marinha Brasileira, 13 de setembro de 1987 os tripulantes jogaram ao mar a carga de maconha. Das 22 toneladas a polícia só conseguiu apreender 3,5, fazendo com que o resto das latas ficassem à deriva no mar.

Muitas dessas latas acabaram sendo levadas pela correnteza às praias de São Paulo e principalmente do Rio de Janeiro, fazendo com que o período em que isso aconteceu ficasse conhecido como “o verão da lata” (1987/1988). O episódio ficou conhecido em todo o Brasil, e a banda do baixista ex-parceiro da Legião Urbana Renato Rocha chegou a ser batizada como “Solana Star”.

O navio foi depois disso apreendido e depois leiloado, convertendo-se em navio pesqueiro de Atum com um novo nome, “Tunamar”. Mas assim como o Titanic, ele acabou afundando em sua viagem inaugural (de Niterói com destino ao litoral de Santa Catarina) em 11 de outubro de 1994, devido à más condições do tempo. Vinte e dois tripulantes sobreviveram, outros dois morreram e nove ficaram desaparecidos no interior do navio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s