Cafés e aeroportos poderão contar com eletricidade sem fio

Publicado: maio 25, 2009 por Yogi em Capital, Math, Nature, Politics, Science, Tech, Tudo

Da Época Negócios

Nada de cabos, chega de pilhas, carregadores e fios. O conceito de eletricidade que viaja pelo ar para ligar equipamentos é uma das grandes apostas dos fabricantes de produtos eletroeletrônicos a partir de 2009. Batizada WiTricity, a energia sem fios será apresentada na edição da Consumer Electronics Show 2009, em Las Vegas.

A feira, que acontece de 8 a 11 de janeiro, vai mostrar como a tecnologia WiTricity pode funcionar. Produtos como as molduras para fotos digitais e alto-falantes seriam os primeiros produtos da lista. 

Segundo o jornal inglês The Guardian, a eletricidade caminharia pelo ar para laptops, iPods e outros gadgets sem a necessidade de cabos ou tomadas. Cafés e terminais de aeroportos que oferecem o sistema wireless (internet sem fio), poderiam ser os primeiros locais de teste da tecnologia.

O editor do site Electripig, James Holland, disse ao jornal que consumidores poderiam comprar uma mesa que forneceria eletricidade para qualquer equipamento que ficasse sobre o tampo. 

“Se cada ambiente tivesse energia sem fio, você saberia que no momento em que passasse pela porta, o seu telefone celular começaria a ser carregado – mesmo que estivesse na mala ou no seu bolso. Você nunca mais teria de perder tempo procurando um carregador”, disse Holland. 

Entre as empresas que vão mostrar a tecnologia WiTricity na CES estão a PowerBeam, cujo sistema transforma eletricidade em um laser invisível, que literalmente se transforma em calor acionando células de energia solar que a convertem novamente em eletricidade. 

David Graham, da PowerBeam, promete “apagar a palavra recarregar do dicionário”. 

A empresa usa um laser para gerar 1.5 watts de energia para uma célula solar localizada a 10 metros de distância, o suficiente para gerar energia para um alto-falante ou luzes. Ainda não é suficiente para um laptop, que precisaria de 30 a 50 watts. Mas os especialistas acreditam que isso logo seria possível. 

A empresa garante que a WiTricity será eficiente para carregar todos os aparelhos necessários – e somente quando necessário. As ondas eletromagnéticas e emissões de energia seriam captadas apenas pelos aparelhos desenhados para interagir com o WiTricity. 

A tecnologia foi criada e testada pelos Departamento de Física, Engenharia Elétrica, Nanotecnologia e Ciência da Computação do Massachussetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Liderada pelo Prof. Marin Soljacic, a equipe formada por Andre Kurs, Aristeidis Karalis, Robert Moffatt, Prof. Peter Fisher e pelo Prof. John Joannopoulos demonstrou que a emissão de eletricidade podia acender uma lâmpada do outro lado da sala.

 Assista a um vídeo que explica a tecnologia WiTricity no YouTube.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

more about ““, posted with vodpod

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s