Encontro espera mais de 3,7 mil participantes; Alta Comissária para Direitos Humanos disse que conclusões da reunião vão influenciar os esforços globais para combater o flagelo.

Mais de 3 mil pessoas participam 

Mais de 3 mil pessoas participam

 


Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque*.

Começa nesta seguda-feira, em Genebra, na Suíça, a Conferência de Revisão de Durban sobre Racismo, Xenofobia e outras formas de Intolerância.

O encontro espera receber mais de 3,7 mil participantes e vários chefes de Estado e governo incluindo o presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad.

Xenofobia

Falando numa conferência de imprensa na sexta-feira, a Alta Comissária para Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu a todos os países para trabalharem no sentido de garantirem o êxito do evento. Ela disse que as conclusões do encontro irão influenciar os esforços para combater o racismo no mundo.

A reunião irá analisar a implementação da Declaração e Plano de Ação de combate ao racismo e xenofobia aprovado na primeira Conferência de Durban, realizada em 2001 na África do Sul.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, deve discursar na abertura do evento.

Um dos destaques do encontro é a proposta de desagregar dados por raça e etnia nos censos nacionais.

Indígenas

A coordenadora do Fundo de Desenvolvimento da ONU para a Mulher, Unifem, no Brasil, Maria Inês Barbosa, que também participa no evento, disse à Rádio ONU que políticas públicas inclusivas não só ajudam a combater o racismo como também gerar mais inclusão para indígenas e negros na sociedade.

“Os indicadores nos permitem medir as desigualdades imputadas pelo racismo; portanto para os Estados poderem cumprir com medidas de reparação, discriminação e afirmação positiva, a melhor forma de fazê-lo é medir. Por isso, é importante que os censos incluam as dimensões de raça, cor e etnia”, disse.

A conferència decorrerá de de 20 a 24 de Abril no Palácio das Nações, a sede da ONU, em Genebra.

*Apresentação: Carlos Araújo, Rádio ONU, Nova Iorque.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s