Mais de 100.000 assinaturas contra a reforma ortográfica. Não sei se é saudosismo, conservadorismo ou preguiça, porém, não consigo achar essa reforma uma coisa que possa trazer muito ganhos para os lusófanos. Entendo a reforma como perda das especificidades regionais da cultura dos países integrantes. Todo brasileiro lê o português de portugal e vice-versa, e acredito que os demais países não tenham também dificuldades nesse sentido. Exceto pela “economia editorial”, só há perdas econômicas e culturais na reforma ortogrática. Assine o manifesto que irá fazer uso de todos os meios para fazer com que essa reforma não entre em vigor.

comentários
  1. Solange Brito disse:

    Jamais haverá universalidade no emprego da Língua Portuguesa, haja vista a diversidade cultural e suas variações linguísticas, além da xenofobia do povo português. Seria necessário iniciar a globalização do pensamento, das mentes, das almas.

  2. Elias Alves da Silva disse:

    Sou contra essa maldita reforma ortográfica.

  3. Letícia Ingrid disse:

    Fala sério! Também não sou a favor, mas não a abomino! Já houveram muitas outras reformas ortográficas e todos sobreviveram a ela! Por que não sobreviveríamos à essa?! Tem muita coisa que, na minha opinião, não deveria ter mudado, como o trema (ainda que muitas pessoas não mais o usassem!), mas, se você observar bem, tem outras que são desnecessárias e podem ser retiradas sem dificuldade, como os acentos diferenciais e as vogais duplas êe e ôo.
    É sério, não adianta, eles não vão cancelar. O que temos de fazer agora é nos adaptar.
    Também acho que as mudanças na pontuação e acentuação parecem mais uma maneira de facilitar a escrita dos preguiçosos que não a estudam, mas também não seria preguiça se negar a estudar uma nova ortografia que unifica, ainda que só mais um pouco (como disse Solange, não há como unificar totalmente línguas de culturas tão diferentes, nem no Brasil consegue-se!), a Língua Portuguesa?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s